Venha saber tudo sobre o balão gástrico: como ele funciona, quem pode usá-lo e quais são seus riscos e vantagens!
Quando falamos de emagrecimento, normalmente pensamos em dietas e exercícios. Quando alguém não consegue emagrecer por esses métodos, pensamos na cirurgia bariátrica como única opção.
Porém, existe um meio termo entre esses métodos que é menos invasivo do que a cirurgia: o balão gástrico.
Você já ouviu falar desse método? Saiba como ele funciona, quais são suas vantagens e quem pode optar por ele!
O que é o balão gástrico?
O balão gástrico, também chamado de balão intragástrico, é um método que promove o emagrecimento. Ele consiste na colocação de um balão no interior do estômago. Esse balão é inflado para ocupar uma porção do estômago, aumentando a sensação de saciedade.
O procedimento de colocação do balão gástrico é muito simples. Ele é introduzido no estômago pela boca, em uma endoscopia. O paciente fica sedado o tempo inteiro, e o procedimento é muito rápido, durando cerca de meia hora.
Não é preciso ficar em observação no dia após o procedimento. Após três horas de sala de recuperação, o paciente já pode ter alta e voltar para casa.
Quem pode usar esse método?
Como todo método que promove o emagrecimento, o uso do balão gástrico não é indicado para todo mundo.
Ainda que não haja uma idade mínima ou idade limite para a colocação do balão, ele não é recomendado para crianças. Mesmo que elas tenham um grau de obesidade, esse quadro pode se reverter ao longo do tempo de crescimento.
Em geral, é recomendado quando o paciente tem um grau sério de obesidade e dietas acompanhadas por profissionais não trazem os resultados desejados.
Quais são os riscos na colocação do balão gástrico?
Em geral, a colocação do balão pode provocar alguns sintomas desagradáveis nas primeiras semanas. Náuseas e vômito são os mais comuns.
Para boa parte dos pacientes, esses sintomas somem após o período inicial. Porém, em alguns casos, esse desconforto não passa tão rapidamente. Esse é, de fato, o motivo principal para alguns pacientes desistirem do tratamento. O Spatz3 tem um sistema de ajuste exclusivo que torna possível esvaziar o balão quando necessário, diminuindo o índice de desistência a praticamente zero.
O rompimento do balão é algo muito raro, porém o soro que preenche o balão também tem uma substância que deixa a urina esverdeada e, por causa disso, também é possível saber que o balão rompeu. Assim, o paciente pode ir ao hospital e retirá-lo.
Quais são as vantagens do balão gástrico como método de emagrecimento?
O procedimento é reversível. Se o paciente sente dor ou desconforto, o balão pode ser retirado. Se houver rompimento, também. Após inserir o balão, o paciente pode voltar a sua vida normal já no dia seguinte.
A melhor parte, no entanto, é que o balão gástrico traz bons resultados. É possível emagrecer consideravelmente e manter a perda de peso.
Balão Spatz: a evolução do balão gástrico
O balão Spatz não é um balão gástrico comum. Por ele ser ajustável, as dores e desconfortos diminuem consideravelmente. Além disso, não é preciso retirá-lo depois de seis meses: você pode ficar até um ano com o balão, aumentando sua perda de peso.
Quer saber mais sobre como funciona o balão gástrico Spatz? Venha conferir nosso FAQ e marque uma avaliação com o médico!