Você já ouviu falar da cirurgia devideolaparoscopia? Recentemente nós abordamos este tema no Blog do Canal Spatz explicando melhor como funciona a técnica. Realizada em um ambiente hospitalar, por cirurgião ou especialista habilitado, a videolaparoscopia ainda é recente se comparado a outros procedimentos. Entre as principais vantagens pode-se destacar a possibilidade de realização do procedimento em ambiente ambulatorial e a rápida recuperação.
A cirurgia de videolaparoscopia consiste, normalmente, em duas pequenas incisões na região que será operada ou através de algum orifício corporal. O método possibilita ao médico a visão interna da região a ser operada sem a necessidade de grandes incisões, outra vantagem do procedimento. Uma técnica da área endoscópica e que possibilita o médico a obter imagens de dentro do corpo do paciente sem precisar abri-lo. Com uma visão mais nítida a chance de identificação de qualquer problema é maior, além de maior precisão na intervenção.
Um dos casos mais frequentes de uso da videolaparoscopia é no diagnóstico das doenças digestivas. A técnica também é utilizada em alguns tratamentos de perda de peso, como o balão intragástrico.
Mas o que torna a técnica da cirurgia de videolaparoscopia tão eficiente?
Toda técnica que consiste de um procedimento minimamente invasivo tem inúmeras vantagens em relação às demais. No caso da videolaparoscopia o pós-operatório ocorre de forma mais tranquila se comparada a uma cirurgia convencional. Geralmente o paciente que passa por uma videolaparoscopia costuma ter alta após 24 horas da realização do procedimento. Além disso, a recuperação costuma ser mais rápida e tranquila, em torno de uma a quatro semanas.
Durante o período de recuperação o paciente deve evitar esforços físicos, tais como exercícios, atividades domésticas, dirigir e trabalhar. Caminhadas curtas e leves são liberadas e ajudam na eliminação de gases acumulados na região abdominal, algo comum após a videolaparoscopia .
Nos primeiros dias após a realização da videolaparoscopia, é comum que o paciente sinta alguns desconfortos. Mesmo sendo uma técnica minimamente invasiva o repouso pós-operatório é essencial na recuperação, especialmente para a cicatrização correta dos tecidos. Como em todo procedimento o sucesso de uma videolaparoscopia depende do paciente.
Balão Intragástrico Spatz3
A colocação do balão intragástrico também é uma técnica minimamente invasiva e realizada em ambiente ambulatorial. Único com sistema ajustável e com doze meses de permanência o Balão Intragástrico Spatz3 tem se mostrado uma excelente opção na perda de peso. O sistema de ajuste permite um planejamento inicial que pode ser repensado em diversos momentos, de acordo com cada paciente.
Enquanto os balões gástricos perdem o efeito após alguns meses, a possibilidade de ajuste eleva os índices de sucesso. Não à toa os maiores índices de sucesso neste tipo de procedimento são de pacientes que fizeram uso do Spatz3.
Outra dica para o sucesso no processo de perda de peso é o acompanhamento de uma equipe de profissionais. Com a disciplina do paciente e a ajuda de pessoas gabaritadas os resultados podem ser ainda mais satisfatórios.
Quer saber mais sobre o Balão Intragástrico Spatz3? Então acesse o nosso site e conheça todas as vantagens.