A decisão de emagrecer e planejar uma real mudança de hábitos, visando mais qualidade de vida, bem estar, beleza e saúde, normalmente é acompanhada de uma euforia que ajuda a dar um empurrãozinho para começar a reeducação alimentar. Mas só nos primeiros dias…
É natural que em algum momento o entusiasmo acabe e dê lugar a pensamentos negativos, uma tentação para a desistência. Isso acontece porque o nosso corpo é programado para ser preguiçoso, para estocar energia. “Vivemos com tecnologia moderna e corpo pré-histórico”, segundo o fisiologista Igor Lucas Gomes-Santos, da Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício do Hospital das Clínicas da USP, em entrevista ao jornal O Globo.
Por outro lado, nosso maior trunfo é o raciocínio e a capacidade de, com um pouco de treino, controlar emoções. Para te ajudar nessa empreitada, o Canal Spatz separou 7 dicas para você manter o foco no emagrecimento!
- Nunca pensar em curto prazo. É impossível emagrecer com saúde em pouco tempo. Dietas “milagrosas” de curto prazo normalmente provocam o chamado efeito-sanfona, além de prejudicarem a absorção de nutrientes necessários para uma vida saudável. Por isso, foco na reeducação alimentar e paciência.
- Pense e aja com positividade. A decisão de emagrecer é só sua e não pode ser um fardo, porque o esforço trará resultados incríveis para sua vida. Mantenha o pensamento positivo e acredite que o processo também pode ser muito prazeroso. É cientificamente comprovado que comer bem e praticar exercícios são hábitos que melhoram o humor. Sorria sempre!
- Crie metas. Em corridas de longas distâncias, uma das estratégias dos atletas é recortar o trajeto em distâncias menores, criando pequenas metas a serem conquistadas ao longo do caminho. Uma vitória de cada vez que dão o reforço positivo em busca do objetivo maior. O mesmo pode ser feito no processo de emagrecimento. Comece devagar e progrida aos poucos.
- Assuma a responsabilidade. As desculpas mais usadas por pessoas que desistem da dieta e do treinamento são aquelas que terceirizam a culpa. ”Não fui treinar porque estava chovendo”, “comi mais porque era um dia especial”, “minha amiga não vai malhar, então também não vou”. A empreitada por uma vida mais saudável não precisa ser solitária, mas a responsabilidade é só sua. Se você fugir da dieta ou pular um treino, a culpa não é do tempo, nem da ocasião.
- Evite estresse e controle a ansiedade. É comum usarmos a comida como recompensa por conta de uma situação estressante ou na tentativa de diminuir a ansiedade. Controlar o estresse e a ansiedade com atividades relaxantes e exercícios físicos pode ajudar muito. Mas, se for muito difícil se controlar sozinho, não há mal algum em procurar a ajuda de um terapeuta. Pelo contrário. Parte importantíssima do processo de emagrecimento é emocional.
- Experimente e informe-se mais. Não tenha medo de experimentar. Seja um novo sabor, uma nova forma de cozinhar, um novo esporte, um novo meio de transporte. Informe-se sobre as possibilidades de emagrecer com saúde, mas também com prazer.
- Procure ajuda profissional. Apesar da responsabilidade de emagrecer com saúde seja apenas sua, isso não significa que você precisa passar por tudo isso sozinho. A recomendação de especialistas é o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar formada pelo médico, educador físico, nutricionista e terapeuta.