Quem sofre de gastrite ou úlcera deve seguir uma dieta equilibrada e rica em alimentos naturais. Frutas, vegetais, grãos integrais devem ser consumidos enquanto os industrializados e processados devem ser evitados.
As duas doenças, apesar de distintas, têm características bem semelhantes. São infecções ou feridas no estômago que podem ser causadas por má alimentação, estresse ou infecção bacteriana.
Ao alimentar-se de maneira correta, o processo de digestão é facilitado. Os alimentos passam rapidamente pelo estômago evitando que o ácido do estômago seja liberado de forma excessiva.
Abaixo, separamos algumas dicas para uma dieta que amenizará os sintomas.
Alimentos permitidos
Os alimentos permitidos na dieta de quem sofre com gastrite ou úlcera são:
- Carnes magras: as carnes não devem ter gordura e preferencialmente devem ser assadas ou grelhadas.
- Frutas: as frutas ácidas como abacaxi, limão e laranja, tendem a causar dor e refluxo, por isso devem ser evitadas. Todas as outras podem e devem ser consumidas.
- Grãos integrais: pães, arroz, macarrão e farinhas integrais são indicados.
- Vegetais: principalmente quando cozidos, são de fácil digestão e evitam os desconfortos causados.
- Temperos: os naturais como ervas, alho, cebola, salsinha, mostarda, podem ser consumidos, mas com moderação. É importante observar como cada um deles reagirá em seu organismo.
- Chás: camomila, erva-cidreira e outros chás mais calmantes tendem a aliviar os sintomas. Os mais ricos em cafeína como verde, mate e preto, devem ser evitados. O chá de gengibre tende a amenizar muito a azia e os enjôos.
- Queijo branco: ricota, queijo minas, coalho e light são mais pobres em gordura e costumam funcionar melhor nesse tipo de dieta.
- Café descafeinado
- Iogurtes e leites desnatados
Alimentos proibidos
Aqueles alimentos que possuem difícil digestão não devem fazer parte da dieta de quem tem gastrite ou úlcera. Alimentos processados, por exemplo, são ricos em conservantes e aditivos, que irritam o estômago.
- Carnes processadas: salsicha, linguiça, bacon e embutidos devem estar fora da dieta de pessoas que tem úlcera ou gastrite.
- Queijos amarelos e processados: cheddar, catupiry e provolone são queijos ricos em gorduras e podem acentuar os sintomas.
- Comidas prontas: Fast food, macarrão instantâneo e comidas congeladas já devem ser evitados em qualquer tipo de dieta. Para quem sofre dessas doenças, a restrição é ainda maior.
- Molhos e temperos prontos: caldos de carne e molhos diversos, que já sejam prontos para consumo, não devem ser incluídos na dieta.
- Bebidas: sucos prontos, chás ricos em cafeína, refrigerantes e bebidas gaseificadas devem ser evitados.
- Açúcar: não somente o açúcar puro, mas doces em geral não fazem parte da dieta.
- Refinados: alimentos feitos com farinha branca e frituras.
- Alimentos gordurosos: carnes gordas, queijos e laticínios com alto teor de gordura, agravam os sintomas das doenças.
Apesar de a dieta seguir algumas regras básicas, cada caso deve ser observado isoladamente, pois cada organismo reage de uma maneira. O ideal é buscar ajuda de profissionais capacitados e seguir um plano alimentar direcionado ao sei caso.