O sobrepeso traz riscos à saúde, assim como a obesidade, dizem estudos.
Apesar de parecer inofensivo, o sobrepeso também é um fator de risco para a hipertensão, diabetes, pré-diabetes e apneia do sono.
Entenda por que emagrecer com saúde e manter o peso saudável significa se prevenir dessas doenças!
Mas qual a diferença entre obesidade e sobrepeso?
Uma das maneiras mais simples de diferenciar a obesidade (doença multifatorial) e o sobrepeso (estado acima do peso considerado saudável pela Organização Mundial da Saúde) são faixas do Índice de Massa Corporal (IMC), protocoladas pela OMS.
O IMC é o peso da pessoa em quilos dividido pela sua altura em metros elevada ao quadrado (saiba mais sobre o IMC aqui). O resultado entre 18,5 e 25 está na faixa de peso considerada saudável pela instituição. A faixa entre 25 e 29,9 é a referente ao sobrepeso. De 30 para cima, a pessoa é considerada obesa.
Com o crescimento do número de obesos em todo o mundo, campanhas de conscientização, programas de governo e ações de entidades não-governamentais e privadas estão cada vez mais fortes para apontar os riscos da obesidade à saúde da população mundial. Por isso, já é senso comum que a obesidade é uma doença que oferece uma série de riscos e está associada a Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) que mais matam. Entretanto, apesar do que a maioria das pessoas acredita, a obesidade não é a única vilã da saúde.
O sobrepeso também é fator de risco para hipertensão, pré-diabetes, diabetes e apneia do sono. Além disso, o sobrepeso é um dos fatores de risco para a própria obesidade, doença multifatorial, super complexa e difícil de combater. Portanto, é fundamental estar atento ao seu peso e buscar ajuda médica se estiver se sentindo “gordinho” ou se tirar as medidas de peso e altura e perceber um IMC acima do considerado ideal para sua saúde.
Um dos métodos que tem se mostrado muito eficiente para o emagrecimento saudável em busca do peso ideal é o Balão Intragástrico Ajustável, um tratamento minimamente invasivo, sem cirurgia, que auxilia o paciente na reeducação alimentar, atuando no controle da saciedade.
Como funciona?